Série A

Estudo revela tratamento desumano com treinadores do Brasil; entenda

Estudo revelou que faltam critérios de recursos humanos

Por Jorge Dias

Estudo revelou que faltam critérios de recursos humanos
Estudo revelou que faltam critérios de recursos humanos
Síguenos enSíguenos en Google News

Um grupo de pesquisadores realizou entrevistas com 26 profissionais das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e avaliou a experiência desses treinadores com os clubes. A principal queixa desses trabalhadores é que os dirigentes responsáveis pelo comando do futebol das agremiações não sabem por que contratam o nome ou por que o demitem.

Mais notícias do Futebol brasileiro

'Deu ruim': Corinthians deverá sofrer mais um desfalque importante para duelo na Argentina

De forma espantosa, a maioria dos clubes profissionais não possuem departamentos de recursos humanos destinados para o Futebol, ou seja, os dirigentes da pasta são quem definem os critérios para contratações ou demissões. E são os empresários que fazem essa ponte, e atualmente, na situação do mercado brasileiro, o financeiro pesa muito na decisão.

O estudo acadêmico é comandado pelo brasileiro Matheus Galdino, mestre científico em gestão esportiva e professor na Universidade de Bielefeld, na Alemanha. E constata que desde a adoção dos pontos corridos há 20 anos, houveram em média cerca de 30 técnicos por Brasileirão. O recorte é feito apenas durante a execução do torneio e não contempla os estaduais.

A entrevista realizada com 26 treinador com experiência significativa no Brasileirão foi realizada sob anônimato. Sobre o perfil, a média de idade é de 54 anos com uma média de 137 partidas no Brasileirão, e todos já trabalharam na maioria dos clubes da Série A e em outros sinais de qualidades, 69% tiveram experiências fora do Brasil, e 35% passaram pela seleção brasileira.

Torcida é o principal critério na avaliação

A principal crítica com relação ao duro trabalho feita pelos treinadores é sobre a pressão feita por jornalistas e torcedores, e que esses são os critérios usados pelos dirigentes para decidir sobre a permanência no trabalho, “As pessoas que atuam como dirigentes não têm a mínima capacidade de fazer uma avaliação sobre o trabalho de um treinador”, afirmou um entrevistado.

Mais notícias do Futebol brasileiro

'Arbitragem de várzea'; Por que os árbitros brasileiros são tão ruins

Tópicos


Mais notícias