Série A

Ele desistiu de deixar o Palmeiras em 2020 e agora se despede como um ídolo

Jogador chegou a cogitar deixar a Academia do Futebol em 2020, mas preferiu se reerguer no alviverde

Por Jorge Dias

Jogador chegou a cogitar deixar a Academia do Futebol em 2020, mas preferiu se reerguer no alviverde
Jogador chegou a cogitar deixar a Academia do Futebol em 2020, mas preferiu se reerguer no alviverde

Gustavo Scarpa tem uma das histórias mais interessantes da temporada de 2022. Artilheiro da equipe em 2020, com 13 gols, o meia havia participado de somente dois jogos como titular dos 22 disputados até ali na temporada, já parcialmente comprometida pela pandemia da Covid-19. Afastado em janeiro por conta de uma negociação com o Almería, que acabou frustrada, vivia em desprestígio com o então técnico Vanderlei Luxemburgo quando recebeu uma nova proposta, do Atlético-MG.

A solução parecia eficaz para todos: trocar o Palmeiras pelo líder do Campeonato Brasileiro na ocasião e praticamente dobrar o salário. Scarpa preferiu permanecer no Palestra e buscar se reerguer dentro do clube que, no passado, lutou para jogar. Conhecido por uma coletânea de hábitos pouco comuns no meio do futebol, skate, wakeboard, cubo mágico e literatura, preferiu dar a volta por cima no alviverde.

Mais notícias de Palmeiras

Palmeiras é campeão do Brasileirão, jogador confirma que está saindo e se despede do Verdão

A joia do Palmeiras que iria até o final do ano para ganhar mais dinheiro e não é Endrick

Pouco mais de dois anos depois, ele ergue a última das oito taças conquistadas no clube, a quinta depois da proposta rejeitada. Acertado com o Nottingham Forest para disputar o Campeonato Inglês a partir de janeiro, tem uma despedida bem diferente da que poderia ter acontecido anos antes com redenção consolidada e como protagonista.

Peça principal do xadrez de Abel Ferreira

Scarpa virou peça fundamental desde a chegada de Abel Ferreira, em outubro de 2020. Não são raras as trocas abertas de elogios entre o treinador português e o pupilo. O atleta enaltece, principalmente, a clareza tática e a forma como o chefe o fez enxergar o jogo. Segundo o site de estatísticas SofaScore, Scarpa ainda é o líder geral de assistências da competição, ao lado de Arrascaeta, com participação em dez gols. Marcou, contudo, seis gols no Brasileiro, contra apenas três do meia do Flamengo.

Tópicos


Mais notícias