Qatar 2022

Após vitória contra a Holanda, Messi protesta contra a arbitragem

Argentina passou sufoco contra a Holanda, mas se classificou nos pênaltis

Por Romario Paz

Argentina passou sufoco contra a Holanda, mas se classificou nos pênaltis

FIFA abriu investigação contra a AFA (Associação de Futebol Argentinoapós os eventos polêmicos que se sucederam após a vitória nos pênaltis da Argentina contra a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. A Comissão Disciplinar abriu um processo contra os argentinos por possíveis infrações aos artigos 12 (Conduta imprópria de jogadores e árbitros) e 16 (Ordem e segurança nas partidas) do Código Disciplinar da FIFA.

O que pode acontecer com isso? A especulação é de que, se a investigação prosseguir, pode haver alguma sanção financeira contra os argentinos. O caso da investigação contra o Uruguai depois de ter sido eliminado em uma polêmica partida contra Gana tem uma diferença substancial com a Argentina. Embora ainda não tenha sido resolvido, a verdade é que a investigação da FIFA foi dirigida à AUF, mas também especificamente a quatro jogadores: José María Giménez, Edinson Cavani, Fernando Muslera e Diego Godín.

Mais notícias da Copa do Mundo:

Tite o desprezou o mundial inteiro, está arrependido, mas já é tarde, Brasil fora do Catar

A lição de humildade que Modric e a Croácia deram a Tite e Neymar

As declarações dos uruguaios foram duras contra o árbitro da partida, o alemão Daniel Siebert. Mas não foi só isso: ao sair de campo, Cavani jogou um dos monitores do VAR no chão e os demais partiram pra cima do juiz. Na verdade, a explosão de Muslera foi do banco de reservas contra a não marcação de pelo menos dois pênaltis a favor dos bicampeões do mundo.

Mais sanções a caminho

A Laranja Mecânica também está na mira da entidade. É claro que não só contam as declarações pós-jogo de Lionel Messi ("Um árbitro FIFA tem que ter outro nível) e o goleiro Emiliano Martínez ("Queriam que o jogo ficasse empatado", foram bem duros com o árbitro, mas também os cruzamentos ocorridos durante a comemoração do gol, como na jogada afastada por Lisandro Paredes, assim como as provocações dos hermanos contra os europeus ao fim dos pênaltis.

Tópicos


Mais notícias