Brasileiros pelo Mundo

Ganhou Copa do Mundo em 2002, é ídolo da Seleção, e agora trabalha com o novo ‘Donnarumma’

Histórico goleiro da Seleção Brasileira segue sendo importante no Milan

Por Romario Paz

Histórico goleiro da Seleção Brasileira segue sendo importante no Milan
Histórico goleiro da Seleção Brasileira segue sendo importante no Milan
Síguenos enSíguenos en Google News

Campeão Mundial pela Seleção Brasileira em 2002, Dida, foi muito mais que um talentoso goleiro de sua geração. O arqueiro representou o fim de mais de 4 décadas de preconceito no time principal do Brasil, que traumatizado com a final de 1950, de maneira extremamente inexplicável, baniu os goleiros negros de serem titulares da Amarelinha. 

Dida esteve presente durante todo o ciclo da Copa do Mundo de 1998, 2002 e em 2006 assumiu o posto de titular. As campanhas históricas com o Milan, o consagraram como um dos maiores ídolos da história do clube e, considerado até hoje, o maior goleiro do clube italiano. Após anos na Itália, Dida teve rodagem por alguns clubes do Brasileirão.

Sua marca registrada era a frieza com que tinha debaixo das traves. O arqueiro era um reconhecido pegador de pênaltis, e demonstrava isso em partidas históricas que foram elencando muitos troféus em sua prateleira. Aposentado, Dida assumiu o posto de treinador de goleiros do Milan e virou consultor da CBF para assuntos de defesa. 

Tamanha importância de Dida na história do Milan, o fez ser o grande mentor de Gianluigi Donnarumma, goleiro titular da Seleção Italiana, campeão da Eurocopa de 2020, e um dos goleiros mais bem pagos do mundo. O grande legado do brasileiro foi ajudar o italiano a se consolidar como um dos maiores arqueiros de sua geração, algo que se prova no Paris Saint-Germain. 

Outro talento ensinado

Dida adotou o goleiro Mike Maignan, titular do Milan desde a saída de Donnarumma em 2021, como seu mais novo aprendiz. O resultado dessa aposta é que Maignan está no top 3 de melhores goleiros da Europa na temporada, e é apontado como o nome da próxima geração de arqueiros. É o próprio Maignan quem diz que Dida é a sua grande inspiração para carreira. 


Mais notícias