Lendas

Ganhou a Copa do Mundo, jogou no Flamengo e quase colocou tudo a perder

Jogador disputou duas vezes a Copa do Mundo e quase colocou tudo a perder em 1994

Por Romario Paz

Jogador disputou duas vezes a Copa do Mundo e quase colocou tudo a perder em 1994
Jogador disputou duas vezes a Copa do Mundo e quase colocou tudo a perder em 1994

Ele defendeu grandes clubes ao longo da carreira. Foi revelado pelo Flamengo, mas explodiu mesmo com a camisa do São Paulo, onde conquistou o Campeonato Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e também um Mundial de Clubes. Disputou duas edições da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, sendo campeão uma vez. Se despediu do futebol em um gigante do futebol europeu, e ficou marcado por um lance que quase colocou tudo a perder com a amarelinha.

Leonardo nasceu em Niterói-RJ, em 1969. Revelado nas divisões de base do Mengão, ele foi promovido ao time principal em 1987, e logo de cara foi campeão brasileiro ao lado de jogadores como Zico, mas foi no Tricolor do Morumbi que a sua carreira decolou de vez, por onde teve três passagens. A primeira durou de 1990 a 1991, e nesse intervalo, Léo foi para o Valencia, da Espanha, onde ficou até 1993, quando voltou ao São Paulo para ser campeão mundial.

Mais notícias de Lendas:

Ronaldinho Gaúcho tem muitos processos na Justiça que podem acabar com sua fortuna

Ganhou a Copa do Mundo, jogou no Flamengo e fez história na Seleção

Em 1994, foi convocado por Carlos Alberto Parreira para disputar a Copa do Mundo dos Estados Unidos, onde participou de 4 dos 7 jogos da Seleção Brasileira. Nas oitavas de final, diante dos donos da casa e num dia 4 de julho, o jogador foi expulso após acertar uma cotovelada violenta no norte-americano Tab Ramos, que caiu inconsciente em campo. Depois do lance, ele não jogou mais naquele Mundial, e o Brasil venceu os ianques por 1 a 0, com um gol de Bebeto. Com Branco na vaga de Leonardo, o Brasil conquistou o tetracampeonato e quebrou um jejum de 24 anos.

Campeão na Seleção

Ganhou a Copa América de 1997, assim como a Copa das Confederações do mesmo ano, além de ter sido convocado para a Copa do Mundo de 1998, onde tinha a confiança do técnico Zagallo, fazendo parte do time vice-campeão do mundo na França. Ainda defendeu times como Paris Saint-Germain Milan, onde encerrou a carreira. Foi treinador, e até pouco tempo estava trabalhando como diretor executivo do clube francês.

Tópicos


Mais notícias