Lendas

Ganhou a Copa do Mundo, brilhou no Corinthians e hoje é um empresário bem sucedido

Ele ficou marcado como um exemplo de superação após passar por várias provações na vida

Por Romario Paz

Ele ficou marcado como um exemplo de superação após passar por várias provações na vida
Ele ficou marcado como um exemplo de superação após passar por várias provações na vida

Ele cresceu em um bairro pobre do Rio de Janeiro. Alguns de seus familiares nem sabiam pronunciar direito o seu nome. Despontou em um pequeno time da cidade, até ir parar em um gigante incontestado do futebol brasileiro. De lá, decolou para marcar, com letras douradas, o seu nome na história do futebol. Holanda, Espanha, Itália. Todos esses países foram testemunhas de um Fenômeno, que encantou a todos com sua habilidade e faro de gol inconfundível.

Como diz a música, "Nasci no Rio de Janeiro, alô alô Bento Ribeiro". No dia 22 de setembro de 1976, nascia Ronaldo Luis Nazário de Lima, o "Dadado" para alguns familiares que, como dito acima, não sabiam pronunciar direito o nome dele. Iniciou seu caminho no esporte no futsal do Valqueire Tênis Clube, transferindo-se cedo para o Social Ramos Clube do Rio de Janeiro, para logo em seguida mudar-se para o São Cristóvão, também carioca. Porém, foi no Cruzeiro que se profissionalizou e alcançou a fama como atleta, conquistando a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro.

Mais notícias de Lendas:

O maior campeão da Copa do Mundo FIFA chega aos 82 anos com saúde debilitada e preocupa fãs

Foi um fracasso no Palmeiras, ganhou a Copa do Mundo e também a Champions League

Sua primeira morada na Europa foi Eindhoven, na Holanda, onde defendeu a camisa do PSV de 1994 a 1996. E os números do artilheiro na Eredivisie foram impressionantes: Em 57 jogos, marcou 54 gols e saiu de lá com apenas um troféu: a Copa da Holanda de 1995. De lá, foi parar no Barcelona, onde conquistou pela primeira vez o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA. Com a camisa blaugrana, outra média impressionante: 49 jogos e 47 gols, além de vencer a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei e a Recopa Europeia pelo Barça. Na Inter de Milão, virou o Fenômeno, com 99 jogos e 59 gols, além de ter sofrido uma das piores lesões da carreira, ficando quase um ano sem jogar.

O impossível não existe para o Fenômeno

Ronaldo trabalhou dia e noite pela sua recuperação, para mostrar que era sim, possível voltar ao futebol. Disputou quatro edições da Copa do Mundo, conquistando as edições de 1994 e 2002, sendo artilheiro na última ao marcar 8 gols, sendo 2 na final contra a Alemanha. Ainda teve ótima passagem pelo Real Madrid, onde fez 104 gols em 177 jogos. No Milan, sua passagem não foi lá tão boa, e na mesma Milão onde sofreria lesão grave em 2000, seria o palco da mesma, só que 8 anos depois, e no outro joelho. Deu novamente a volta por cima e retornou ao Brasil para jogar no Corinthians, onde fez o "Gran Finale" de sua carreira, conquistando um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil. Hoje, é presidente do Real Valladolid, além de ser acionista majoritário do Cruzeiro, onde despontou como jogador.

Tópicos


Mais notícias