Por Jorge Dias
O Fluminense que chegou a final em 2008, contava com alguns nomes que se tornaram ídolos do clube, entre eles estavam o zagueiro Thiago Silva, o lateral-direito Gabriel, o meio-campo Arouca, os meias Darío Conca e Thiago Neves e os atacantes Dodô e Washington. Esses atletas foram muito importantes na campanha que levou o time a final 15 anos atrás, deixando para trás na fase de grupos, Arsenal de Sarandí da Argentina e Libertad do Paraguai e se classificando ao lado da LDU. No mata-mata, eliminou Atletico Nacional da Colômbia, São Paulo e Boca Juniors para chegar a final.
Na decisão enfrentou a LDU e chegou como favorito para vencer o até então desconhecido time equatoriano. Na primeira partida, na altitude de Quito, o Fluminense foi atropelado, vendo o time adversário chegar a abrir 4 x 1 no intervalo e conseguindo diminuir o prejuízo com Thiago Neves no início da segunda etapa. Após a derrota por 4 x 2 fora de casa, cabia a equipe brasileira vencer por pelo menos dois gols de diferença para levar a disputa para a prorrogação, logo de cara, a LDU fez 1 x 0 e coube a Thiago Neves marcar três gols e manter o time brasileiro vivo.
Na decisão por pênaltis, porém, brilhou a estrela do goleiro Cevallos que defendeu os pênaltis de Conca, Thiago Neves e Washington. Em 2023, 15 anos depois, alguns jogadores são os candidatos a heróis para o Fluminense, Germán Cano é o principal deles, sendo o artilheiro e um dos principais responsáveis pela equipe carioca estar na final. Com 12 gols na Libertadores, Cano não será ultrapassado e já é o artilheiro da competição. Outros nomes podem se tornar ídolos eternos do clube nesse sábado (4), Keno, Jhon Arias, John Kennedy, PH Ganso e Marcelo são alguns dos atletas que estarão em campo, buscando o título.
Alguns criadores de conteúdo sobre futebol passaram a fazer uma brincadeira na internet que tem viralizado. Eles encontram algum ex-jogador e perguntam sobrem quem foi melhor, isso pode acontecer apenas entre o tal jogador e outros ex-jogadores e atuais atletas, mas também acontece o comparativo entre equipes de diferentes épocas. Dessa vez, Washington, o Coração Valente, é quem foi o escolhido para comparar a equipe que fez parte em 2008, com o time de 2023, ambos que chegaram a final da Libertadores pelo Fluminense.
Na brincadeira, Washington escolheu os seguintes jogadores de 2008: o lateral-direito Gabriel, o zagueiro Thiago Silva, os meio-campistas Arouca, Conca e Thiago Neves e ele próprio no comando de ataque. Enquanto os atletas de 2023 que foram escolhidos pelo ídolo tricolor foram: o goleiro Fábio, o zagueiro Felipe Melo, o lateral-esquerdo Marcelo, o meio-campo André e o meia-atacante Jhon Arias, além do treinador Fernando Diniz. Algumas escolhas foram difíceis como na zaga, já que Nino e Thiago Silva poderiam fazer a zaga mas foram colocados para escolha entre um dos dois.
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025
31/03/2025