Jogadores

Ídolo de Barcelona e Real Madrid, tem recorde que nem Pelé conseguiu, agora vive esquecido

Ex-jogador brasileiro é considerado uma das lendas do futebol mundial

Por Romario Paz

Ex-jogador brasileiro é considerado uma das lendas do futebol mundial
Ex-jogador brasileiro é considerado uma das lendas do futebol mundial

O futebol brasileiro possui ídolo que ainda são desconhecidos de grande parte da maioria da torcida. Algumas personalidades, no entanto, são reverenciadas nos quatro cantos do planeta. Um desses exemplos era o atacante, Evaristo de Macedo, veterano jogador do futebol carioca e que se tornou uma das personalidades mais memoráveis da história do esporte.

Evaristo de Macedo conquistou a façanha que poucas personalidades atingiram. O brasileiro é ídolo de Real Madrid e do Barcelona, de duas das torcidas protagonistas da maior rivalidade do planeta. Tendo marcado, inclusive, o primeiro gol de inauguração do estádio do Camp Nou na Catalunha, algo que não mudou quando se transferiu para o rival em 1962.

No Real Madrid, Evaristo seguiu sendo extremamente vitorioso e importante no campo de futebol. A aproximação com os torcedores madridistas foi imediata, marcada pelas conquistas do campeonato espanhol e artilharias vencidas em cima dos rivais catalães. Evaristo retornou para o Brasil, onde atuou apenas pelo Flamengo e o Madureira, clube que o revelou.

Após sua carreira como jogador, Evaristo se aventurou como treinador e conseguiu êxito em surpreendentes clubes brasileiros. Foi campeão nacional com o Bahia em 1988, no último título de uma equipe do Nordeste em quase 20 anos. Evaristo conquistou a Copa do Brasil de 1997 pelo Grêmio em cima do Flamengo e teve uma breve passagem pela Seleção Brasileira. Atualmente, Evaristo vive afastado da fama em sua residência no Rio de Janeiro.

Recorde que nem Pelé tem

Evaristo de Macedo foi o único jogador da história da Seleção Brasileira a ter marcado cerca de 5 gols com a camisa da Canarinha em um único jogo. O recorde foi feito durante um jogo entre Brasil e Colômbia, vencido pelos brasileiros por 9 a 0. A chamada ‘Manita’ é uma marca registrada de Evaristo de Macedo, no qual nem mesmo Pelé conseguiu repetir o feito.


Mais notícias