Jogadores

Gabriel Barbosa: quem é o verdadeiro Gabigol

Muito mais que irreverências na comemmorações, Gabigol deu muito duro para chegar ao patamar que está e ostentar o título de ídolo de um time como o Flamengo

Por Wesley Alencar

Muito mais que irreverências na comemmorações, Gabigol deu muito duro para chegar ao patamar que está e ostentar o título de ídolo de um time como o Flamengo
Muito mais que irreverências na comemmorações, Gabigol deu muito duro para chegar ao patamar que está e ostentar o título de ídolo de um time como o Flamengo
Síguenos enSíguenos en Google News

Gabriel Barbosa Almeida, mais conhecido por todos como Gabigol, nasceu em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, no dia 30 de agosto de 1996. Um verdadeiro gênio com a bola de futebol, com habilidades técnicas que lhe permitem marcar gols incríveis.

Filho de dona Lindalva e de seu Valdemir, Gabriel Barbosa é o filho mais velho do casal, que tem mais uma filha, Dhiovanna Barbosa, ao lado de quem cresceu, num ambiente familiar de classe média.

O seu contato com a bola veio de bem pequeno, quando ele ia para a rua brincar com as outras crianças do bairro, um bairro onde se convivia com a violência, assaltos e tiros. Assim sendo, Gabigol só saía quando os conflitos paravam.

O cuidado da família acabou levando ele para o futebol de salão e, aos 8 anos de idade, já disputava jogos competitivos de futsal nos times júnior do clube São Paulo. Do São Paulo para o Santos, o Internazionale, o Benfica, o Santos novamente e hoje o Flamengo, além é claro, da Seleção Brasileira. Uma carreira espetacular que aquele menino nem imaginava!

Criatividade, truques com a bola, habilidades técnicas, jogo extravagante... é o Gabigol!

A trajetória profissional do craque da bola

Gabriel estreou profissionalmente no Santos Futebol Clube no ano de 2013, já na Copa do Brasil de 2014 foi o artilheiro. No Campeonato Paulista de 2016 ele foi o principal artilheiro do Santos.

Em 2016, devido às suas façanhas, foi contratado pelo Internazionale da Itália por um valor de aproximadamente 27 milhões de euros. Infelizmente a sua participação naquele clube não foi das melhores, e ele acabou sendo emprestado para o clube Benfica de Portugal.

No Benfica ele teve uma passagem sem muito sucesso e acabou voltando para o Santos no início de 2018, emprestado pela Internazionale.

Já durante o ano seguinte, foi emprestado para o Flamengo, conquistando o Campeonato Carioca, levantando a copa do Campeonato Brasileiro no qual foi o artilheiro com nada menos do que 25 gols. Também foi artilheiro na Copa Libertadores. Assim, Gabigol voltou com força total, se consagrando um dos maiores ídolos da história do Flamengo.

Gabigol e a Seleção Brasileira

A trajetória dele com a Seleção Brasileira começou nas categorias de base: ele participou na Copa do Mundo Sub 17 de 2013 e no Sul-Americano Sub 20 de 2015.

Em 2016 o técnico Dunga o convocou para que o Gabriel substituísse a Neymar, que estava suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Assim, ele acabou estreando na Seleção Brasileira no dia 30 de maio de 2016, em um jogo amistoso contra o Panamá, marcando o segundo gol da partida.

O Tite também o convocou para os jogos contra Colômbia e Equador pelas Eliminatórias da Copa de 2018 e voltou a ser convocado em 2019 para jogar nos amistosos contra Nigéria e Senegal.

Recentemente o Tite voltou a convocá-lo  para jogar contra Equador e contra o Paraguai, em 4 e em 8 de junho, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

 


Mais notícias