Jogadores

Apenas Pelé e Maradona! A emocionante homenagem que a FIFA fez para Zagallo

Faleceu aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, único tetracampeão mundial de futebol

Por Romario Paz

07/01/2024, 06:57 PM

Faleceu aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, único tetracampeão mundial de futebol

Desde a confirmação do falecimento de Mario Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos, no Rio de Janeiro, a FIFA, vem prestando uma série de homenangens a uma das figuras mais importantes da história do futebol mundial. O único ser humano a conseguir chegar em 5 finais de Copas do Mundo, e vencer 4 edições, sendo duas como jogador, uma como treinador e uma como auxiliar. 

 

O presidente da entidade internacional de futebol, Gianni Infantino, fez uma emocionante declaração sobre a importância de Zagallo para a Copa do Mundo, e descreveu o tamanho do ex-treinador para a consolidação do futebol brasileiro conhecido no mundo todo. Diversas personalidades e clubes de futebol manifestaram pesar nesse momento de luto para o Brasil. 

“Mário Zagallo venceu quatro Copas do Mundo FIFA, como jogador e depois como técnico; mais do que qualquer outra pessoa. Mas o seu legado não pode ser resumido em números. A influência de Zagallo no futebol, e no futebol brasileiro em particular, é suprema", escreveu a mensagem de Gianni Infantino. O perfil da FIFA postou uma série de homenagens a memória do brasileiro. 

O perfil da FIFA no Instagram lembrou da amizade de Zagallo e Pelé, e enfatizou a importância do treinador na carreira daquele que viria a se tornar o maior jogador de futebol de todos os tempos. Para a entidade, Zagallo foi mais que um treinador e sim o grande ‘padrinho’ do futebol brasileiro. “Ele será lembrado como o padrinho do futebol brasileiro e sua presença fará muita falta para todos no esporte, mas principalmente aqui na FIFA", completou a homenagem. 

Documentário de Zagallo

Zagallo é uma das três personalidades que a FIFA desenvolveu um documentário específico sobre elas, os outros dois são ninguém menos que: Diego Maradona e Pelé. Na série documental, dividida em 4 episódios, ela narra toda a ascensão de Zagallo como campeão mundial em 1958 e 1962 até a carreira de treinador, da qual exerceu até 2003

Tópicos


Mais notícias