Jogadores

A doença que Ayrton Senna teve e que pode encerrar carreira de jóia brasileira

Jogador já iniciou tratamento

Por Jorge Dias

Jogador já iniciou tratamento
Jogador já iniciou tratamento

O jogador Patrick de Paula, do Botafogo, considerado uma das grandes revelações do futebol brasileiro está se recuperando de uma paralisia facial, chamada Paralisia de Bell, e acabou não sendo relacionado para o confronto do Fogão contra o Fortaleza no Domingo às 16h. O clube não quis pré-determinar um tempo para que ele retorne aos gramados.

A paralisia foi noticiada pelo portal Lance e confirmada pelo Globoesporte. Desde a chegada do português Luís Castro e de seu staff no Botafogo, o clube não dá mais informações sobre as lesões de seus jogadores ou o tempo de recuperação dos mesmos. A informação, que era mantida em sigilo, foi destrinchada pela imprensa após um comunicado com a assessoria de imprensa do clube depois da divulgação da notícia.

Mais notícias do Futebol brasileiro

O jogador que era ídolo no Milan, mas Paolo Guerrero o mandou para o banco

Christian Cueva pensava que era o rei da seleção peruana, mas este jogador o colocou em seu lugar

A Paralisia de Bell é provocada na maioria das vezes pelo vírus da herpes. Ele fica adormecido no corpo e quando acontece uma queda repentina da imunidade, por algum motivo, o vírus desperta e ataca o nervo facial que controla os músculos do rosto. O nervo acaba ficando inflamado e para de transmitir os impulsos nervoso que fazem os músculos da face se mexerem, assim a expressão do rosto é tida como paralisada.

A condição atinge o nervo facial que comando os chamados mímicos da face, que permitem expressões como franzir a testa, sorrir e piscar. Apenas um lado do rosto fica paralisado e eles não atingem os músculos mastigatórios. Em 1984, o ídolo do automobilismo Ayrton Senna teve uma Paralisia de Bell no qual durou cerca de um ano e acabou por desenvolver sequelas faciais devido ao tratamento precário na época.

Tópicos


Mais notícias