Jogadores

Onde joga Michael Jackson Quiñonez após passagem no Santos

Jogador fez um dos gols mais importantes da história recente do alvinegro praiano

Por Romario Paz

Jogador fez um dos gols mais importantes da história recente do alvinegro praiano
Jogador fez um dos gols mais importantes da história recente do alvinegro praiano

Quem é santista desde pequeno e nasceu antes de 2008 deve se lembrar do “pacotão de gringos” trazido pelo Santos no começo daquele ano. Vice-campeão brasileiro em 2007, campeão estadual e semifinalista da Copa Libertadores naquele mesmo ano, o Peixe trocou de treinador: Vanderlei Luxemburgo foi para o Palmeiras, enquanto Emerson Leão, o responsável por tirar o clube da fila de 18 anos sem títulos expressivos, estava de volta.

No início de fevereiro daquele ano, o então presidente Marcelo Teixeira acertou a contratação de um quarteto vindo da América do Sul: o colombiano Mauricio Molina, o equatoriano Michael Jackson Quiñonez, o argentino Mariano Trípodi e o chileno Sebastián Pinto. Dos quatro contratados, só o colombiano deixou saudades no torcedor alvinegro.

Mais notícias de ecuatorianos:

Disseram que era o novo Pelé, falhou no Santos, e agora vai jogar um grande sul-americano

Empolgou a torcida em sua estreia no Santos, decaiu o nível e agora será devolvido

Com a camisa do Santos, o equatoriano não fez tantos jogos: foram 15 no total, e apenas dois gols marcados. O primeiro foi pela Copa Libertadores da América, na goleada por 7 a 0 sobre o San José, da Bolívia. Na ocasião, Molina havia marcado quatro vezes, enquanto Quiñonez saía do banco para deixar a sua marca no atropelo santista sobre os bolivianos. Porém, o gol mais importante aconteceu no momento mais difícil da história do clube. Depois de passar boa parte do campeonato na zona de rebaixamento, o Santos deu uma escapada do Z4, e um jogo contra oInternacional, na Vila Belmiro, seria crucial para as pretensões do clube.

O herói improvável

No segundo tempo, Quiñonez entrou. Vaiado pela torcida a cada toque na bola, o equatoriano arriscou um chute bisonho, que ia parar na lateral. A bola, no entanto, desviou em um defensor do time gaúcho e enganou o goleiro, indo parar dentro do gol. De criticado a herói: em apenas 15 jogos, Michael Jackson Quiñonez manteve o Santos na primeira divisão e deixou vivo um dos maiores orgulhos do torcedor alvinegro: o de nunca ter sido rebaixado para a Série B. Depois da passagem pelo Brasil, Quiñonez perambulou pelo futebol equatoriano, onde defendeu Deportivo Quito, LDU, El Nacional, Barcelona de Guayaquil e Aucas. Ele pendurou as chuteiras e participa esporadicamente de jogos beneficentes e festivos, além de disputar alguns torneios de futebol de 7 (o famoso futebol Society) pelo Equador.

Tópicos


Mais notícias